segunda-feira, dezembro 28, 2009

2010!

Com o aproximar do novo ano reavaliamos tudo o que já fizemos até agora. Pensamos no passado no que queremos do futuro e como o conseguir no presente.
Já lá vão dois anos e todos os dias penso o que me prende e leva a que ainda aqui continue numa vida tão cheia de momentos inconstantes. Não é o sonho da família já que vou fazendo as coisas relativamente sozinha, será o da melhoria profissional? Todos passamos por momentos em que o nosso trabalho não nos satisfaz e parece que não existe desafio e quando isso acontece esperamos novos ventos ou mudamos?
Há sempre o reverso da moeda, aflita por sair e ter um espaço não vi o quão duro pode ser viver numa Luanda caótica em que ter as coisas atempadamente é tão difícil, já diz o namorado que sou uma betinha, acho que tem razão.
No ano que termina terei saudades da avó Ilda e do gelado de múcua, dou as boas vindas ao Kélio que veio em um dia que choveu bastante então só poderá ser uma criança abençoada, agradeço a Deus por ter posto no meu caminho alguém que me faz bem, que atura as minhas inseguranças e manias e que me ajudará a crescer porque sou uma menina mimada.
Espero que a minha mãe perceba o que é melhor para ela, que o meu irmão encontre o seu caminho e aprenda com os seus erros e acima de tudo que sejam felizes.
Um 2010 em grande a todos os meus amigos com quem falo diariamente, com quem não falo há meses ou mesmo anos, a minha cretxeu, a minha mana, as milionárias, aos primos e tios e a quem mesmo não deixando comentários lê este blog.
Bem haja!

terça-feira, dezembro 22, 2009

É quase Natal

Acordo ás 2 empapada de um calor insuportável ,por razões que desconheço a minha luz bazou durante a noite, pensei que fosse geral mas quando saía de casa vi que o bairro estava cool quando sair do trabalho vou resolver a questão.
Ontem tive uma daquelas atitudes muito portuguesas, aqui as pessoas têm receio de reivindicar os seus direitos reclamam mas não agem. Eu já algum tempo que tenho a sensação de estar a ser manipulada mas fiquei sempre na minha até que mais uma vez vi atitudes que me desagradaram fui falar com o big boss e disse a verdade, parece que a mini boss ficou comprometida. Reuniram ontem à tarde e eu aqui estou à espera de que me seja dito algo.
Ser adulto é um stress principalmente num mundo em que as pessoas só cresceram na idade pois continuam a agir como se estivessemos todos na escola primária...

quinta-feira, dezembro 10, 2009

O arrendamento

Estou exausta.
Levanto-me de manhã e vou comprar material para fazer algumas alterações na casa, morro e recuscito por pagar 222 usd por uma botija de gás mas até que não corre nada mal. As makas começam quando chego à dita cuja e vem fulana e sicrana falar que não posso isto ou aquilo sem a presença do senhorio que afinal de contas também é inquilino. Chama-se beltrano e sicrano e inicia-se uma confusão que dura mais de duas horas. Foi cansativo afinal era uma questão monetária e consegui resolve-la da melhor maneira, mas aprendi que determinadas questões se envolverem homens resolvem-se melhor e que nem sempre a precipitação é melhor caminho. Espero que daqui para frente tudo corra bem preciso mesmo de um place just for me.

terça-feira, dezembro 08, 2009

O trabalho, a mudança e o amor.

Não vejo a hora de terminar a produção do especial da Zimbo, não aguento mais os filmes venezuelanos e as conspirações que se fazem a volta do realizador e do seu querido Charriot.
A minha companheira de labuta está com a cabeça longe o que não ajuda em nada o desenvolvimento do trabalho em regime de cruzeiro. Se hoje não conseguirmos fazer a cena da sala de redacção vou começar a acreditar que as forças ocultas andam por aí.
Quero mudar-me este fim-de-semana mas parece outra guerra ultramarina fui hoje falar com os senhores da loja onde comprei os electrodomesticos e que não se decidem a levar-me as coisas tive que ser rude e ver se hoje finalmente levam. Caso contrario tomarei outras medidas... Ai saudades de Portugal onde o mais tardar 2 dias depois te levam as coisas.
O amor é lindo só tenho medo que passe a ser feio ahahahahahaha.

domingo, dezembro 06, 2009

Sunday Nigth

Aqui estou com a barriga aos pulos porque comi à toa e demais mas como não são todos os dias que nos deparamos com imensas iguarias apetitosas é só aguentar ahahahah já diz o ditado que o peixe morre pela boca.
Fui ver como estavam as coisas na minha nova residência e estão péssimas ainda nada feito é incrível como aqui tudo é feito lentamente não adianta pensar que será rápido fazer planos porque acabarão por sair gorados.
Só hoje consegui ter a chave de casa, comprei electrodomésticos que disseram que mos levariam e até hoje ainda nada, ligo para os donos da loja não atendem. Em outro sítio já me tinha descabelado aqui é melhor levar as coisas "Malembe malembe" que quer dizer devagar devagarinho. Não adianta stressar.

domingo, novembro 29, 2009

Verdade Chinesa - Emílio Santiago

No Domingo véspera de mais um início de semana laboral uma musiquinha calminha vem a calhar e se o estado é para o romântico melhor ainda....

Era só isso Que eu queria da vida
Uma cerveja Uma ilusão atrevida Que me dissesse Uma verdade chinesa Com uma intenção De um beijo doce na boca...
A tarde cai Noite levanta a magia
Quem sabe a gente Vai se ver outro dia Quem sabe o sonho Vai ficar na conversa
Quem sabe até a vida Pague essa promessa...
Muita coisa a gente faz Seguindo o caminho Que o mundo traçou
Seguindo a cartilha Que alguém ensinou Seguindo a receita Da vida normal...
Mas o que é Vida afinal?
Será que é fazer
O que o mestre mandou? É comer o pão Que o diabo amassou?
Perdendo da vida O que tem de melhor...
Senta, se acomoda À vontade, tá em casa Toma um copo, dá um tempo Que a tristeza vai passar
Deixa, prá amanhã Tem muito tempo O que vale É o sentimento E o amor que a gente Tem no coração...
(Repetir a letra)
(Final):Senta, se acomoda À vontade, tá em casa Toma um copo, dá um tempo Que a tristeza vai passar...Deixa, prá amanhã Tem muito tempo O que vale É o sentimento E o amor que a gente Tem no coração...

sexta-feira, novembro 27, 2009

Countdown

Bem algum dia tinha que ser ontem fiz o negócio que irá mudar por algum tempo a minha vida.
Mesmo não sendo o ideal por vezes é necessário ceder em algumas coisas para ter outras. Já cantava a Maria Rita: "Ás vezes eu falo com a vida e ela é quem diz qual a paz que eu quero conservar para tentar ser feliz"
Finalmente terei o meu espaço e a minha liberdade não quer dizer que será tudo um mar de rosas mas é mais um obstáculo a ser ultrapassado e novos caminhos e experiências.
Dois anos depois, dei o passo.

terça-feira, novembro 24, 2009

O umbigo.

Engraçado como somos egoístas só olhamos para os problemas que nos afligem, aqui estou preocupada porque não suporto mais viver condicionada porque mais uma vez a realidade em que estou é completamente diferente da que vivi durante anos e depois a meio deste desvario sei que uma das minhas colegas está supostamente com a cabeça a prémio numa altura em que a vida dela está cheia de confusões familiares. Aí tu paras e pensas será que os meus problemas são assim tão graves....

quarta-feira, novembro 11, 2009

It's in my mind...

A minha alma está armada e apontada para o sossego,
pois paz sem voz não é paz é medo...
As vezes falo com a vida às vezes ela é quem diz qual a paz que eu quero conservar para tentar ser feliz...
As grades do condomínio são para trazer protecção, mas dão luz a você que está nessa prisão,
Me abraça e me dê um beijo faça um filho comigo mas não me deixe sentar na poltrona num dia de domingo...
Procurando novas drogas de aluguer nesse video coagido é pela paz que eu não quero seguir admitindo...
É pela paz que eu não quero seguir é pela paz que não quero seguir admitindo...

Versão da Maria Rita rocks

segunda-feira, novembro 09, 2009

Bilhetes de Autocarro



O primeiro bilhete pertence a empresa TCUL e o segundo a Macon.
É bom andar de Bus durante o fim de semana pouca gente sem stress, o preço também é apelativo 30KZ.
Have a nice trip

sexta-feira, novembro 06, 2009

Mudanças







Sou uma criatura de hábitos e sempre que me deparo com situações de mudança fico ansiosa, stressada, imagino cenários dantescos mas a vida é mesmo assim se não mudarmos não evoluímos e assim sendo com mais ou menos receio é importante receber o que vem de novo com os braços abertos.



Bye bye milionário olá informação...



Sentirei falta dos momentos em que nos divertiamos e mesmo com "bifes" conseguiamos mostrar o que faz uma equipa unida por mais asneiras que dissessemos havia sempre uma responsabilidade e uma alegria incomparáveis. Foram bons os momentos de trabalho com a Nandinha, Ninona, Titito, Bébé, Surfista Prateado, Nilson, Anabela, Dális, Abi, Suzete :)

terça-feira, novembro 03, 2009

DIA 2 = DIA DA DIPLOMACIA

É um ser diplomata por excelência. É aquele que harmoniza o grupo e a família; o que possui o dom da reconciliação. É cooperativo, aparentemente tímido e vulnerável, de certa maneira passivo , mas sempre atento aos detalhes de seu ambiente. Enquanto solteiro é comum envolver-se romanticamente e quase sempre tais romances são complicados Precisa se casar, pois a vida de casado lhe trará muito mais tranqüilidade, e onde encontrará um parceiro compatível e compreensível, sendo excelente marido ou esposa. No trabalho sente-se melhor desenvolvendo atividades ligadas a grupos ou recebendo ordens, pois com sua personalidade um tanto passiva, é amado por todos e é sempre excelente profissional Não suporta ficar parado procurando sempre algo para fazer É compreensivo com os sentimentos alheios e incapaz de ferir quem quer que seja. Um dos seus grandes defeitos é a inclinação para subestimar seus dotes e capacidades, tanto intelectuais como profissionais, sendo, muitas vezes, subordinado de pessoas com capacidades inferiores às suas. Poderá se dar bem em qualquer serviço público, diplomata, pesquisador, bibliotecário, contabilidade, serviços sociais, professor, principalmente na música ou de literatura. Caso não seja culturalmente desenvolvido, pode-se tornar cruel, inescrupuloso e até violento, no propósito de atingir seus objetivos..

Há aqui coisas que se adaptam perfeitamente a mim... Nasci a 2 de Março

Depois do feriado...

Depois de um fim de semana prolongado não há quem aguente regressar ao trabalho a preguiça instala-se e todo o mundo pensa mas porquê...Estou assim em modo revoltado quero voltar a não fazer nenhum ihihihihihiih

segunda-feira, novembro 02, 2009

Pedidos, apresentações e afins...

Sábado houve uma apresentação cá por casa e o que é uma apresentação... um encontro entre famílias que futuramente terão uma ligação mas como disse a minha tia, esta coisa de apresentação é uma modernice assim como o pedido que mais parece um casamento.
O pedido é o mesmo que uma festa de noivado, a versão simples é o encontro em que apenas estão presentes os pais dos noivos mas hoje em dia a coisa está muito megalómana convida-se os familiares os amigos, aluga-se um salão gastam-se fortunas em comida bebida Djs.
Há coisas que ainda não domino bem, sei que o pedido com carta em que a família da noiva pode pedir, bebida, roupa, e alguns bens materiais vem do ancestral alembamento que pode variar segundo a região.
Na minha família não há "dádivas" apenas um encontro em que as famílias se conhecem, mas para mim continua a ser estranho pois se vais fazer uma festa para que as famílias se conheçam então passa a ser desnecessário o copo de água após o casamento ehehhehehehe.

sexta-feira, outubro 16, 2009

Work!

Ainda bem que chegamos ao fim de semana...
Foi uma semana de trabalho intenso em que os nervos ficam à flor da pele e nem sempre é fácil lidar com determinadas situações mas o que interessa é que o tempo de calor está a chegar, que a vida com altos e baixos é boa e que vou passar a passagem de ano a Cabo verde com a minha cretxeu :))))))

domingo, outubro 11, 2009

Black coulds is gone...

Depois da tempestade vem sempre a bonança e afinal o ditado tem razão.
Custou-me e ainda me custa mas há coisas que têm um período de duração e assim sendo porque nada é eterno a nossa história acabou e eu sigo rumo a algo bem melhor...

terça-feira, setembro 29, 2009

Actualização!

Bem este blog nem parece meu de tão menosprezado que está...
Caríssima P.P estava em modo fim de relação e não de blog, sabes como são determinadas paixões avassaladoras podem transtornar toda uma vida e a minha ficou assim agora aprendo a viver com a saudade daquele cheiro, toque ou sorriso.
Estou desmotivada mas isso é história que deixo para depois, já que sou uma kunanga remunerada vou aproveitar e amanhã por o blog em dia. . .

terça-feira, setembro 15, 2009

sexta-feira, agosto 21, 2009

Tenho fome

Terça-feira estava eu num super atenta ás caixas de chás decidindo se levaria ou não e aproxima-se um miúdo de aspecto andrajoso que diz: "Tia paga só comida que tenho fome"
Parece que te dão um soco na barriga, ficas hesitante sem saber o q fazer e vês que o que tu consideras de mau na tua vida não é assim tanto.
Pego no rapaz, vou até a padaria, tiro uma sandes e mando-lhe escolher uma gasosa, ele queria uma coca-zero mas essa não lha dou, porque algo que saiu do mercado nos estados e na europa não pode ser consumido por nós, leva uma fanta que é melhor. Pago e vou a minha vida hoje a ficha caiu ele nem me agradeceu mas também não era preciso porque comida dou dinheiro na mão nunca pois se o tivesse feito ele teria ido arranjar gasolina ou outro entorpecente que permitisse levar mais um dia a diante.

segunda-feira, agosto 17, 2009

10 º

Em Angola o basquetebol tem mais importância do que o futebol e um campeonato africano onde a equipa nacional tentava revalidar o seu título de campeã era um prato cheio para atenções nacionais.
Comecei a acompanhar os jogos de modo mais atento a partir do jogo com Moçambique e fui ficando interessada na reacção das pessoas.
Estava em causa a prestação de um novo seleccionador e conjunto de jogadores, a honra de um povo orgulhoso das suas conquistas e a validação de um país como potência vencedora no continente africano.
Resumindo Angola é pela 10 vez campeã africana, o povo gostou a nação se animou, porém é importante salientar que é uma vitória de um colectivo, que mostrou que mesmo com baixa estatura a experiência é uma grande aliada, e que agradecer ao presidente é mais "caxiquismo" que outra coisa pois importante é valorizar o desporto nacional, é dar condições para o crescimento das diversas modalidades porque orgulho de ser angolanos todos temos e deve ter sido isso a dar "cara e coragem" aos putos que mais uma vez mostraram que ser angolano kuia porque de norte a sul o país parou e gente com mais e menos vibrou e ficou unida para ver a selecção vencer.

O que esperar da mulher Peixes:

Aqui temos uma mulher que quer ser amada, protegida e apaparicada. Eternamente feminina e devastadoramente atraente, ela é a esperança de Primavera, o amor de Verão e a beleza do Outono. Contudo, poderá não conseguir chegar até ao Inverno porque ela não é capaz de suportar lá muito bem os traços da dura realidade.
Consegue fazer face e enfrentará muitas dificuldades, desgostos e crises, mas esses terão o seu preço. Acredita em ideais e sonhos, e os sonhos podem ser ou são destruídos pela realidade. Ela ficará a seu lado quando você perder o seu emprego ou o seu carro, mas não quando você perder a auto-estima.
A grandeza da confiança que ela deposita em si é o que você considera tão difícil de suportar no início e tão esmagador no fim. Quem é que consegue manter-se ao nível dos galãs do cinema, homens que não adoecem, que enchem a casa de flores e trazem presentes caríssimos? Ela é limitada no que toca ao sentido prático, por isso, se você não se importar de a poupar às agruras da vida, e lhe conseguir proporcionar uma fonte quase inesgotável de afecto e de atenção, terá encontrado uma mulher que não foi modificada pelos padrões contemporâneos.
Ela é eterna, não é de seguir tendências. É etérea e volúvel. É capaz de se elevar e de descer às profundezas, fascinando-o sempre. O seu encanto reside na sua falta de rigor. Os homens esforçam-se, querendo capturar o ilusório. Vá contando as estações do ano e tente segurá-la quando o Inverno chegar. Impressionável, romântica e proteladora, esta nativa é a médium dos signos ascendentes.A sua vozinha interior é forte e o melhor que ela tem a fazer é segui-la.
Contará, geralmente, com uma grande família só pelo seu lado: dois pares de pais para si própria, e um marido meticuloso e exacto. Amigos com status e posição vêm em auxílio dela ao longo da vida, ajudando-a a ultrapassar dificuldades no trabalho.
É provável que ela venha a seguir uma carreira que envolva importação e exportação, actividade editorial ou contactos com o ultramar. Ela terá sorte nesse campo. Impulsiva em relação ao dinheiro, a sua escolha de um parceiro dar-lhe-á a oportunidade de aprender a fazer distinções e a controlar-se.É possível que venha a ter duas casas e a receber uma pequena herança. Enquanto a sua vida não for Utopia, já não é mau

quinta-feira, agosto 06, 2009

Roque Santeiro!

Hoje fui ao Roque, desde cá estou ainda não tinha tido tempo e oportunidade para lá ir.
Estava com algum receio pela fama que o mercado tem. Fui com a minha kamba Fernanda e com o Costa um dos elementos dos Tuneza, um grupo de comediantes que começou no teatro e que faz imenso sucesso. O objectivo da nossa ida foi comprar roupas para o figurino do novo programa humorístico que irão fazer na Zimbo.
Chegamos num dos jimmys com o logotipo da Tv e logo as pessoas ficaram alerta, não sei se o facto de trabalharmos na tv ou estarmos com o Costa teve alguma influência a verdade é que não me senti ameaçada, no início ainda apreensiva estava a espera que me viessem assaltar dizendo :"Mana tira o kumbú que tens na xuxa" mas isso não aconteceu.
Vimos duas cenas de roubo uma delas bastante hilariante, pois o rapaz que tentava levar dois peixes secos estava tão drogado que não conseguiu levar o roubo a bom porto, a piada foi a forma como ele pegou no peixe e muito vagarosamente tentou afastar-se da banca imaginando que ninguém o veria (kia kia kia!) as vendedoras deram-lhe corrida e gritaram ladrão, portanto por onde passou atiram-lhe coisas e gozaram com a sua figura.
Outra coisa peculiar é o facto de os vendedores estrangeiros só poderem vender até as 13h, estão na zona dos produtos de beleza, bijuterias e afins, quando passamos por lá era grande a azáfama.
Comparando-o ao Asa Branca, outro mercado informal, é melhor espero lá voltar e ter mais histórias para contar.

sábado, agosto 01, 2009

My Favorite Things...

Estou a ouvir My favorite things na versão de Al Jareau a pensar na versão do Jonh Coltrane, que adoro, e com raiva porque não vou ao Luanda Jazz Festival... Depender é foda!
E já agora relembrando um post que fiz em tempos sobre as minhas coisas preferidas agora acrescento;
Viajar pela minha terra que é lindaaaaaaaaaaaaa

segunda-feira, julho 13, 2009

Um Dia...

Últimamente só utilizo este blog para dar azo a melancolias e choros de amor...
Mas acabou o chorinho a lagriminha no canto do olho amanhã iniciamos uma nova fase.
Eu quero é paz e amor mais amor na minha vida....

domingo, maio 10, 2009

Qiuero!

Quiero que me oigas, sin juzgarme.
Quiero que opines, sin aconsejarme.
Quiero que confíes en mi, sin exigirme.
Quiero que me ayudes, sin intentar decidir por mi
Quiero que me cuides, sin anularme.
Quiero que me mires, sin proyectar tus cosas en mi.
Quiero que me abraces, sin asfixiarme.
Quiero que me animes, sin empujarme.
Quiero que me sostengas, sin hacerte cargo de mi.
Quiero que me protejas, sin mentiras.
Quiero que te acerques, sin invadirme.
Quiero que conozcas las cosas mías que más te disgusten,
que las aceptes y no pretendas cambiarlas.
Quiero que sepas, que hoy,
hoy podés contar conmigo.
Sin condiciones.

Jorge Bucay

Cansada

Há alturas em que o alento foge. Estou cansada de fazer tudo para tornar-m o menos vísivel possivel para não estragar um equílibrio que já encontrei mas as pessoas não facilitam.
Queria levar as coisas da melhor maneira possível mas há alturas em que a ruptura é a melhor situação. Estou farta que controlem os meus passos e a minha vida.
Quero chegar a casa e ter um quarto só para mim não ter que dar satisfações, dormir fora se me apetecer.
Depois de um ano fica dificil ser muito mais tolerante e suportar coisas de pessoas que volta e meia de te fazem lembrar que esta não é a tua casa e que não passas da prima que veio de fora e pediu para ficar uns tempos até a vida se arranjar...

sábado, maio 02, 2009

Jill Scott

O que oiço para me sentir aconchegada e pensar em ti....

"He Loves Me (Lyzel In E Flat)"

You love me especially different every time
You keep me on my feet happily excited
By your cologne, your hands, your smile, your intelligence
You woo me, you court me, you tease me, you please me
You school me, give me some things to think about
Ignite me, you invite me, you co-write me, you love me, you like me You incite me to
chorus,
oohOoh...
You love me especially different every time
You keep me on my feet happily excited By your cologne, your hands, your smile, your intelligence
You woo me, you court me, you tease me, you please me
You school me, give me things to think about
Invite me, you ignite me, co-write me, you love me, you like me Incite me to chorus
La, la, la...Da, da, da...Do, do, do...
You're different and specialYou're different and special in every way imaginable You love me from my hair follicles to my toenails You got me feeling like the breeze,
easy and free and lovely and new Oh when you touch me I just can't control it When you touch me, I just can't hold it The emotion inside of me, I can feel it Ah...

"Slowly Surely"

Slowly surely,
I walk away from
that old desperate and dazed love
caught up in the maze of love
the crazy craze of love
thought it was good
thought it was real
thought it was
but it wasn't love

I just don't know
Where i should go
So
Slowly surely
I walk away from
self-serving
undeserving
constantly hurting me love
deserting me love
you said, I said, we said
but

Slowly surely
I walk away from
confusing love
misusing love
abusing love
this can't be

Slowly surely
I walk away from
self serving
undeserving
constantly hurting me love

I just don't know
where I should go
No
I just don't know
know, know, know
Where I should go
so

Slowly surely
I walk away from
that old desperate and dazed love
caught up in the maze of love
the crazy craze of love

thought it was good
thought it was real
thought it was
but it wasn't love

I just don't know where to go
So

Slowly surely
I walk away from
I walk away from
Slowly surely
I walk away from love
Oh
slowlyy, surely one step at a time
but surely
I will pass the old love aside
and love me
slowly,
surely I walk away from
slowly surely I walk away from desperating love
caught up in the maze love
crazy crazy craze of love
slowly surely, I walk away from [repeat 5 times]
Slooooooowly Suuuuuuurely, slowly surely

sábado, abril 25, 2009

Long Time!

Muito tempo sem escrever...
Durante este periodo muita coisa se passou. Fui a Portugal por 7 dias deu para matar as saudades da família mas nem consegui ver todos os amigos, foi bom apanhar um friozinho mas o melhor mesmo foi sair e perceber que a minha vida agora é aqui e que mesmo com alguns contratempos tenho objectivos que verei realizados já dizia a frase cada coisa a seu tempo...

O QQSM já começou a gravar mas probelmas técnicos não nos deixam avançar há muita responsabilidade e stress afinal somos a aposta da estação.

Há pessoas que quando entram na nossa vida vêm para mostrar algo e talvez seja esse o teu caso. Gostar e dar muito e receber pouco não equilibra a balança e mesmo que esteja por perto mas sempre debaixo da capa da amizade não ajuda a criar uma relação mais sã e que possa evoluir. Gosto muito de ti mas lutar contra a corrente sozinha...

segunda-feira, março 23, 2009

Quero ir....

Quero ir já, sem demoras não aguento mais quero a comida da mummy, andar de metro, ver Coimbra, Lisboa e o Porto abraçar quem não vejo há mais de um ano será que vou conseguir...

domingo, março 15, 2009

O Papa!

Já a algumas semanas que Angola prepara-se para a visita de Bento XVI tudo está em ritmo acelerado, são as obras para acabar passeios, prédios pintados e toda a comunidade católica aclamando a vinda do "representante de Jesus na terra", como li hoje num panfleto distribuído.
Mas euforia à parte as pessoas não estão assim tão entusiasmadas com a vinda de Bento... esta coisa de visita papal recorda-lhes a visita de João Paulo II e consequente rebentar da guerra em 1992 após a sua partida. Ainda está fresco na memória da gente, aliás recordações tão dolorosas são difíceis de esquecer...
Deveria dizer às pessoas para que não se preocupem pois por mais que estejam em desacordo com as políticas governamentais os partidos da oposição não querem mais guerra e de 20-23 Angola estará no centro do mundo cristão e tentará mostrar a todos que está a mudar e a crescer e o que quer é paz...
Mesmo com os prédios bonitos por fora e podres por dentro pintados à pressa; as estradas que quando cai uma chuvinha ficam cheias de buracos ou as pessoas que levam uma vida stressante e que têm mesmo que recorrer à ajuda espirutual para aguentar um dia de cada vez.

segunda-feira, março 02, 2009

29

No dia da Mulher Angolana, faço 29 anos...
Já lá vai o tempo das tranças e dos carrapitos como passou rápido...
O tempo aumenta as responsabilidades também...
Mas continuo a ser a mesma maluquete mimada, que gosta muito dos seus amigos e família e que tenta viver um dia de cada vez sabendo que a felicidade é um caminho e não um destino...

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Tempo!

Ando um pouco atarefada e sem tempo para escrever umas linhas, antes de voltar ao trabalho aqui estou.

I
Há dias a minha prima contou-me que uma empresa aqui em Luanda faz segregação, os "expatriados" sentam-se todos juntos e os negros também. Um seu amigo desafiou o instituido e foi sentar-se com o color side, logo o amigo é expatriado. Isto é que é Angola sec. XXI....

II
Fui ao Elinga sexta passada, curti o ambiente e o som ,eu que nem sou muito bum bum, para aí as 2 da matina começa uma chuva primeiro fraquinha depois um temporal foi o máximo ninguém saiu da pista e foi dançar ao som do beat e ficar completamente ensopados parecia uma cena do Matrix.
Só não curti umas tipas podres de bêbadas a atirarem-se para cima dos gajos e outras que devem fazer de dormir com outros profissão é revoltante ver pessoas que podem ser o que quiserem descer tão baixo e forçar situações. Como mulher senti-me mal e pensei nuns miúdos que tinham visto durante a semana com um bocado de cartão onde tinham escrito Amigo(a) dá uma ajudinha, esses ainda são crianças e deviam era estar na escola mas as matronas de calção e rabo quase de fora não sei como tentar justificar as tristes cenas que vi...

III
Chove em Luanda, bairros alagados estradas com buracos e pandemónio no trânsito. Os dias amanhecem cinzentos e as noites ficam mais frescas... Estamos no Verão, ou melhor no tempo do calor.

IV
Ainda não começamos a gravar mas a equipa do QQSM está a bumbar e com intensidade, a cumplicidade já se vai sentindo, nem que seja com a partilha de histórias tipo a do tio do ar condicionado... kia kia kia

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Quase!

Foi-me enviado esta manhã pelo P.


QUASE

Ainda pior que a convicção do não, a incerteza dotalvez, é a desilusão de um "quase".
É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudoque poderia ter sido e não foi.
Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou aindaestuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou nãoamou.
Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéiasque nunca sairão do papel por essa maldita mania deviver no outono.
Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher umavida morna; ou melhor, não me pergunto, contesto. Aresposta eu sei de cor, está estampada na distância efrieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, naindiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados.
Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz.A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai.
Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre aalegria e a dor, sentir o nada, mas não são.Se a virtude estivesse mesmo no meio termo,o mar não teria ondas,os dias seriam nublados eo arco-íris em tons de cinza.
O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma,apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si.Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que nãopodem ser mudadas resta-nos somente paciência, porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória édesperdiçar a oportunidade de merecer.
Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; prosamores impossíveis, tempo.
De nada adianta cercar umcoração vazio ou economizar alma.Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar.Desconfie do destino e acredite em você.
Gaste mais horas realizando que sonhando,fazendo que planejando,vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo,quem quase vive já morreu!!!

Luis Fernando Veríssimo

domingo, fevereiro 08, 2009

Cherish the day

E hoje acordei assim:

You're ruling the way that I move
And I breathe your air
You only can rescue me
This is my prayer

If you were mine
If you were mine
I wouldn't want to go to heaven

I cherish the day
I won't go astray
I won't be afraid
You won't catch me running
You're ruling the way that I move
You take my air

You show me how deep love can be

You're ruling the way that I move
And I breathe your air
You only can rescue me
This is my prayer

I cherish the day
I won't go astray
I won't be afraid
You won't catch me running
I cherish the day
I won't go astray
I won't be afraid
Won't run away

You show me how deep love can be
You show me how deep love can be
This is my prayer

I cherish the day
I won't go astray
I won't be afraid
Won't run away
Won't shy

I cherish the day
I won't go astray

I cherish the day ...

Words: Sade Adu
Music: Sade Adu, Andrew Hale and Stuart Matthewman

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

O Óbito

Para aqueles leitores que dizem que eu não falo nada do que é viver em Angola, sim Luísa esta é para ti, aqui vão umas coisitas.
Acho que o Blog serve para falar da minha vida e das coisas que me interessam não quero com isto dizer que não deva falar de coisas sobre a sociedade e modo de vida angolano, mas para dar um ar mais sério há bolgs como o Pululu ou Angola Ideias e Debate.
Eu sou aquela miúda que às vezes acha que ainda tem uma cabeça muito formatada para o Portugal, cada vez mais pequenino, mas isso também não interessa nada...
Resolvi escrever sobre como é encarada a morte quando estava em conversa com a minha prima ontem à noite, pois gozou comigo e disse que eu tinha que saber sobre as nossas tradições.
Eu não sabia que no dia do enterro só se pode servir peixe, feijão de olho de palma, mandioca, batata doce e banana. Que a carne e os bolos só são servidos na missa de 7º dia e na de 30º que todos os que conheceram o defunto vão à casa onde está a decorrer o "Komba", só se chama assim a partir da missa de 7º dia, e comem e bebem e dormem se for o caso.
Segundo uma letra do músico Yannick as pessoas agoram vão a funerais de quem não conhecem para poder comer e beber à borla e se algo faltar ainda reclamam e dizem o óbito não tá bom...
Há valores que se estão a perder e não adianta tentar justificar com é por causa da guerra, porque essa já lá vai....

terça-feira, fevereiro 03, 2009

Hello Kitty!


Assumo eu adoroooo a olá gatinha é um neco tão giro... kia kia kia não tenho 10 anos mas gostar de bonecos não faz de mim menos adulta.
Ás vezes é preciso saber rir de nós mesmos e encarar a vida com um pouco de imaturidade.

O mambo

Sabem aquele gajo com quem tiveste um mambo, numa altura "Wilde" da tua vida em que és demasiado imberbe e achas que o bom mesmo é papar e não te prenderes a ninguém...
E anos depois voltas a encontrá-lo não rola química, ainda pensas no que curtias nele mas mesmo assim népias.
O mambo tem um defeito que odeio, eu sei que sou uma miúda cabeça aberta que não se escandaliza à toa, mas quando a química não bate ouvir constantemente que te querem saltar para a espinha cansa. Quando se tem uma tesão descomunal pelo sujeito a coisa no início ainda vai mas depois de ouvir sempre as mesmas balelas o miolo atrofia.
Não tenho nada contra quem me quer levar a conhecer o caminho da felicidade e que seja directo, tenho sim é contra os gajos que em vez de toparem que a conversa só serve para matar a minha libido, insistem e persistem mesmo depois de dizer que não tem volta...

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Mata-Harismo

Ontem estive em conversa com a minha white sister, fiquei muito contente a Tita é aquela amiga de longa data, conhecemo-nos quando fui para Coimbra, era ela que cuidava das minhas ressacas de caloira e com quem via as telenovelas brasileiras transformando aqueles minutos num festival de gargalhadas.
A nossa cumplicidade, faz-nos criar teorias malucas mas de que nós nunca nos esquecemos.
O Mata-Harismo, surgiu numa altura em que andava com a "franga aos pulos" aquilo era ver traçar o alvo e atacar a pura atitude Mata-Hari, célebre espia, e depois categorizar por país,idade, pigmentação... kia kia kia
Bons velhos tempos em que na rua dos Coutinhos, na casinha das portas verdes e no Bairro Norton de Matos as horas pareciam voar e a gargalhada corria solta...

terça-feira, janeiro 20, 2009

44º

Pois é hoje o dia da História dos E.U.A, é hoje o dia que Mr Obama toma posse.
O mundo irá parar para o ver entrar na Casa Branca por 4 anos, alguns torcendo para que tudo corra bem, outros para que tenha complicações...
Como amante da história para mim este é um dia cheio de "estórias" que se irão contar por muito tempo mas não nos deixemos enganar Mr Obama não é africano e por isso não ficará sensiblizado com os males que "povoam" o continente, também não é europeu logo não irá sofrer com a recessão económica.
Barack é americano, mestiço e preocupado com a perda de hegemonia do seu país, com sérios desafios pela frente e que sabe que será mordido se fizer mal ou menos bem. Não julgem que tudo será um mar de rosas, como dizia alguém ontem depois de um cowboy texano que comandou os "states" tipo rodeo, o que vem só pode ser melhor....

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Ausência...

Pois estive uns dias sem escrever, mas não fugi nem vou acabar com o blog, onde mais podia escrever as maluqueiras que acontecem na minha vida...
Mudei-me para uma estação de televisão e ainda me estou a ajustar às novas funções o que povoa a minha cabeça com outras coisas e não consigo ter tempo para rabiscar umas coisitas...
Por estar mais perto de casa, agora só apanho um táxi a viagem é curta e nem dá para sentir o "frissom" das desaventuras candongueirísticas, mas agora que escrevo lembro-me da confusão de hoje je je je :)
O Cobrador chamou Belas Shopping 100 akz, algumas pessoas subiram e não ouviram e estavamos nós a meio do caminho e gerou-se uma tremenda gritaria porque as pessoas diziam que a viagem era 50 akz que não tinham ouvido que não podia ser, o motorista histérico ameaçou levar-nos de volta à Vila... eu saí próximo à minha paragem e não sei se o motorista cumpriu o que prometeu... moral da história: antes de subir no táxi pergunte sempre quanto é a viagem...

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Changes!

Último dia na D.W, escritório semi deserto reunião com A.C, colegas com makas para resolver e memorando "vomitado" em 30 minutos.
Não houve a festinha, nem o momento lagriminha no canto do olho melhor assim pois chorona como sou seria mar de lágrimas.
Cheguei timidamente, nos primeiros meses na minha casinha vidrada, depois a coisa compôs-se e fui conhecendo melhor, Azacoth, Gelson, Tiago, Olivia, Alexandre, Bernardo, Helga, Massomba, Mimi, Ilda, Heliana, Carlos, Ti Lena e todos os outros.
Sabem como sou sentimental... levo comigo um bocadinho de cada um naqueles momentos divertidos e stressantes, em que "kuiava" trabalhar lá nem que fosse só por puder comentar o que tinha acontecido no caminho ou regresso a casa, A escarreta na perna, os tiros à noite no aeroporto, o emagrece tia que não estas num cadeirão entre outras pérolas.
Obrigada a todos por me terem mostrado que ainda há caminhos a percorrer, que provavelmente vamos sofrer mas que viver em Angola kuia pelas pessoas e são elas que nos ajudam a suportar os momentos menos positivos da vida.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Feliz Aniversário Keni


Parece que foi ontem que a Kenia Maria nasceu e hoje já faz dois anos eu como tia babada desejo-lhe Happy Aniversário e brindo mesmo sem estar presente a mais um ano de vida da coisa mais fofa da Sé Velha :)

domingo, janeiro 04, 2009

Domingo!

O Domingo é um dia chato, porque não dá nada de jeito na televisão, deixa meio mundo mole e é o agoiro da segunda-feira que se adivinha.
Estou com um olho na televisão a ver uma serie na NAGEO sobre prisões americanas e passam-me inúmeras coisas pela cabeça.
Falam de gangues, de violência, de presos mentalmente desestabilizados, de programas de Justify Fullformação, de droga e de reintegração na sociedade e penso que aqui as pessoas são presas e amontoadas em celas, que para terem comida são as familías que levam( e nem isso é garantia que chegue ao destino)não me parece que exista um controle dos estupefacientes consumidos nem uma avaliação de pessoas mentalmente desestabilizadas. Convergimos no destino que damos aos reclusos depois da pena cumprida atiramo-los de volta para o mundo real sem pensar que pessoas sem estudo, casa e dinheiro farão exactamente o que sempre fizeram com a agravante de estarem ainda mais violentas, revoltadas e "dopadas". Nos Estados Unidos o Estado desconta nos impostos o dinheiro que assegura o sistema prisional, aqui quem será que paga?
______________________________________________________________________
A tarde fui ver o Body of Lie com o Di Caprio, cada vez curto mais o gajo enjoavam-me aquelas suas personagens tipo Titanic quando era mais jovem, realmente começo a tê-lo em muita estima rsrrsrrs mas não foi sobre o Leo que resolvi escrever mas sim sobre como é diferente a cultura " de assistir filme" em Portugal telemóveis a tocar, gritos, comentários estridentes, barulhos de pipocas e afins davam direito a olhares fulminantes, queixas aos funcionários ou até mesmo mandarem calar-te...
No Belas tens malta que faz relato do que vês, grita e no fim deixa a sala imunda, eu sei que existe quem seja pago para o limpar mas um pouco de civismo não fica mal a ninguém. RESPEITO PELO TRABALHO DOS OUTROS SENHORES!

Em jeito de conclusão quero agradecer ao meu primeiro seguidor, isto porque escrevo há 3 anos, sei que pessoas próximas de vez em quando passam para espreitar e saber o que se passa, algumas desconhecidas também o lêm mas como são raros os comentários às vezes fico com a sensação de que escrevo para o vazio. O objectivo primordial não é ter "mogolhon" de gente a comentar mas sim escrever o que me apetece e é bom saber que afinal existe malta que gosta do que escrevo e digna-se a seguir o blog para saber mais.

sexta-feira, janeiro 02, 2009

What if ...

Hoje acordei pouco positiva talvez pela noite mal dormida com sonhos estúpidos e dores de barriga.
Tudo está meio cinzento, hoje prevalece o medo de não gostares de mim, de não conseguir, de desistir e deixar-te com a tua vida. Afinal não és um robot que possa ser controlado, não farás nada que não queiras... e mesmo que queira estar contigo e sinta muitas saudades penso que não faço assim tanto sentido para que te dediques e me dês mais do pouco que pedi ( que ingênua fui ao pensar que me contentaria com um bocadinho).
Detesto sentir-me insegura sem saber o que me espera, se no fim sairei vitoriosa de algo que me parece tão dificil alcançar...
Talvez amanhã acorde mais positiva e veja que como cantou Vinicius tenho mesmo é que ir sofrer e amar para viver.
Quem disse que gostar era fácil?

quinta-feira, janeiro 01, 2009

2009

Se estivesse com a minha mummy hoje era o dia do famoso arroz de marisco que todos na familia adoram :) mas vinda de uma senhora ressaca (por ser atrevida e fazer misturas malucas) uma sopinha calha mesmo bem.
Já me pus a ler previsões sobre o meu signo para o novo ano, claro que como sempre nestas coisas uns diziam coisas que têm a ver connosco e outros nem tanto.
Pressinto que este ano será diferente, onde serei mais consciente e batalhadora, se a última previsão estiver correcta alguns amigos afastar-se-ão e terei que olhar para isso com naturalidade não sou tipo que corre atrás das pessoas, mas ficarei triste se isso acontecer :(
Parece que o lema é aceitar as mudanças, que já começaram no final do ano transacto, e sendo assim que venham elas.
Espero que neste 2009 tenha mais:
- Saúde
- Paz
- Prosperidade
- Amigos
- Desafios e sucessos profissionais
- Amor
- Coragem e Preseverança
- Sensatez e Paciência
- Humor
- Tempo passado com a família e para mim

Talvez consiga tudo ou apenas uma parte mas sei que estou mais disposta a viver sem ter medo de amar e lutar por aquilo em que acredito.
Que 2009 seja radiante para todos os que passaram, passam e passarão pela minha vida, para os meus amigos ( os presentes, os semi-ausentes e os ausentes) e para os inimigos se existirem....