sexta-feira, fevereiro 06, 2009

O Óbito

Para aqueles leitores que dizem que eu não falo nada do que é viver em Angola, sim Luísa esta é para ti, aqui vão umas coisitas.
Acho que o Blog serve para falar da minha vida e das coisas que me interessam não quero com isto dizer que não deva falar de coisas sobre a sociedade e modo de vida angolano, mas para dar um ar mais sério há bolgs como o Pululu ou Angola Ideias e Debate.
Eu sou aquela miúda que às vezes acha que ainda tem uma cabeça muito formatada para o Portugal, cada vez mais pequenino, mas isso também não interessa nada...
Resolvi escrever sobre como é encarada a morte quando estava em conversa com a minha prima ontem à noite, pois gozou comigo e disse que eu tinha que saber sobre as nossas tradições.
Eu não sabia que no dia do enterro só se pode servir peixe, feijão de olho de palma, mandioca, batata doce e banana. Que a carne e os bolos só são servidos na missa de 7º dia e na de 30º que todos os que conheceram o defunto vão à casa onde está a decorrer o "Komba", só se chama assim a partir da missa de 7º dia, e comem e bebem e dormem se for o caso.
Segundo uma letra do músico Yannick as pessoas agoram vão a funerais de quem não conhecem para poder comer e beber à borla e se algo faltar ainda reclamam e dizem o óbito não tá bom...
Há valores que se estão a perder e não adianta tentar justificar com é por causa da guerra, porque essa já lá vai....

2 comentários:

L.S. Alves disse...

Pode ser que você não seja dada a falar sobre os costumes de Angola, mas esse post ficou bem interessante. Comidas, missas e aquela do òbito não está bom. Valeu a pena passar por aqui.
Um abraço e boa sorte.

Anónimo disse...

Tradição é tradição e há que a manter...pois é isso que distingue as culturas...
Como nós portugueses já quase perdemos tudo da nossa identidade em nome do progresso da globalização...
Espero que angola não perca...e que a minha filha um dia ainda possa provar um pouco dessa cultura..bjs c muitas saudades