terça-feira, outubro 07, 2008

É dreda ser Angolano!

Não consegui ver o documentário mas deixo aqui umas linhas sobre o que é ser dreda em Luanda...

- É dreda ser angolano quando o candongueiro não aparece, há um enorme engarrafamento e tu vens a pé para o trabalho..( e ainda querem por a circular uma frota de mini-bus e limitar a circulação de candongueiros às zonas periféricas)
- É dreda ser angolano quando vês centenas de adolescentes e crianças que abandonaram as suas províncias e vieram para Luanda com a esperança de uma nova vida e acabam sendo, engraxadores, lavadores de carros, zungueiros ou no pior dos casos dependentes de gasolina que ganham uns trocos como arrumadores de carros dormem na rua e de vez em quando brincam( porque afinal eles são apenas miúdos perdidos)
- É dreda ser angolano, ao passar por qualquer rua e ver as zungueiras(mulheres que vendem desde roupa a comida e que passam o dia a caminhar pelas ruas a apregoar os seus produtos) com os seus filhos de tenra idade muitos nem 2 anos têm a dar banho aos seus rebentos com um saquinho de àgua que custa 30 kz
Tentando fugir ao negativismo também kuia ser angolano...
- Kuia ser angolano, quando comes a banana e o om( mandioca) com jinguba
- Kuia ser angolano nos dias em que em situações que davam para desesperar todo o mundo se une
- Kuia ser angolano porque há coisas que só sabes e entendes quando estas aqui....

2 comentários:

Unknown disse...

Eu kero ser uma kuia angolana, minha cumadre do coração, kuantas saudades minha doce, beijinhos de muitas mas muitas saudades

strawberryfairy disse...

Minha querida as saudades são muitas, mas tenho-te sempre no meu coração, mil beijos