terça-feira, novembro 18, 2008

Ser Táxista

Ser motorista do famoso candongueiro soa-me a uma aventura, acho mesmo que alguns são mal entendidos, não é fácil conduzir um azul e branco num mercado tão apinhado.
O taxista deve ter um cobrador, quase sempre um adolescente que tenha boa voz e que "sele bem" que quer dizer chame a clientela e lote o carro rapidamente, o carro deve estar num estado minimamente apresentavel( há muitos que motor está a babar óleo e nem a chaparia se aproveita... isto faz-me lembrar a Ngaxi quem sabe um dia escreva sobre ela) e a música não deve ser muito alta mas isso depende dos passageiros, se forem os putos da escola quanto mais estridente for o som melhor, quer-se sentir o coração aos pulos... eu prefiro táxis sem rádio ou daqueles "tios" que preferem ouvir as notícias.

Porque digo que conduzir um táxi é uma aventura:

1- Pela manhã tens clientes que querem chegar rapidamente ao destino por isso convêm que saibas caminhos alternativos às estradas engarrafadas.

2- Se isso for impossível tens que saber dar "mbaia" ( passar à frente dos outros automobilistas) se não tens os clientes aos gritos porque estas a demorar muito.

3- Se durante os períodos engarrafados das-te ao luxo de "esnobar" clientela nos períodos mortos baixas os preços e quase que os carregas ao colo.

4- No fim do dia o teu Cobéle (cobrador) só quer dinheiro trocado porque já fizeram o dinheiro do patrão e querem juntar um pouco mais ao vosso.

Dicas para andar de D. Black

a) Tentar escolher um carro em condições ( por vezes há alturas que vai qualquer um porque só queres chegar a casa)
b) Ver se o condutor não está "boiado" (bêbado)
c) Ter paciência é uma virtude, tanto para encontrar o táxi que te leva ao destino quanto para o lugar.
d) Contar até 10 quando te mandarem emagrecer ou dizerem que o assento não é um cadeirão por isso tens que te apertar.

e) A evitar os lugares do meio, o em que o cobelé fica de rabo à tua frente os táxis apinhados de zungueiras ou as pessoas com cheiro a calor kia kia kia

Have a good trip!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ai os taxis da europa...
Uma aventura diária, e nunca tiveste que levar niguem ao colo? nunca te apalparam?
Bjs
Lu